Rodrigo Gonzalez & SPANKARTZ A/I
Uma nova possibilidade a cada projeto
Spankartz A/I é um grupo de bio-arquitetura e design diferenciado.
“Proporcionamos uma realidade lúdica para as pessoas que é algo que está distante da arquitetura convencional-reta“. Diz Gonzalez
O idealizador do nucleo Rodrigo Gonzalez e sua equipe constroem pistas, palcos, áreas de descanso, portais, galerias de artes e áreas funcionais inusitadas e muito encantadoras.
Com cores, técnicas, formas e sustentabilidade criam uma nova forma de arquitetura que proporciona para o público de festivais de música e encontros alternativos , sombra conforto, abrigo além de muita segurança.
Mesmo assim o idealizador não se vê como decorador:
“Eu faço estruturas funcionais de uso coletivo, que hoje em dia são vistas como instalações decorativas nos festivais“ Gonzalez
A Spankartz em ativa desde 2015 surpreende mais a cada estrutura apresentada. Por de traz dessas estruturas que conquistam espaço em festivais pelo mundo.
Paulistano frequentador da cena desde 2000, que decidido a conquistar uma nova realidade através das artes, após um período de luto e reflexão deu início em 2011 aos aprendizados com bioconstrução, arquiterura e permacultura, visando criar estruturas com materiais naturais e tecidos.
“Eu tinha muitas ideias mas também muito receio de não ter um time para realizá-las comigo, então iniciei uma busca sendo muitas vezes voluntário em alguns festivais e assim encontrando as pessoas certas que hoje fazem parte do núcleo”.
Gonzalez prova para todos que criatividade somada ao amor pelo trabalho é essencial para que um projeto seja de sucesso.
O primeiro grande destaque do núcleo foi no Festival Pulsar- 2015.
“Fui convidado para criar o time que atuaria em campo, pensei no que seria o melhor para o acontecimento então convoquei amigos de sete estados, com os quais já havia trabalhado em diferentes situações para realizar aquele sonho chamado Pulsar”. Rodrigo
A grande “Aranha“ foi o palco desenvolvido para atender o espaço denominado Molecular Stage do festival que acontece em Minas Gerais, impressionando até os mais antigos frequentadores da cena trance nacional, sua forma era mais orgânica assim fora do habitual visto atualmente.
“Pulsar foi diferente de tudo até aquele momento, estudei a técnica utilizada no Molecular Stage desde o primeiro contato com festivais que foi no festival AHO litoral paulista em 2012, de lá pra cá foram três anos de estudos.“ diz Gonzalez
Logo na sequência SpankartZ foi convidada para participar de projetos em 4 festivais na Europa Goa Gil DE, Fusion DE, Freqs of Nature DE e a primeira edição do WAO Festival na IT aonde considera ter concluído seu maior desafio até então, construindo uma cúpula com arcos de bamboo a 8 metros de altura trabalho este em conjunto com a crew Free Optics responsável pela decoração da estrutura.
Já em 2016 Rodrigo Gonzalez foi convidado para participar de um dos maiores festivais de música & conhecimentos do mundo o “Boom Festival” em Portugal Europa. A experiência não podia ser mais do que surpreendente para ele com os melhores grupos do globo reunidos para compartilhar idéias, informações, experiências e sonhos.
Recentemente foi convidado para o Festival KAMALA, realizado no Uruguay terra natal de sua família. Ousou ao apresentar uma nova técnica que vai para seu currículo.
“Usamos um poste central suspenso por cabos de aço técnica que aprendi com a crew americana DoLab no Boom”.
Agora além do cenário de festivais nacionais e internacionais a SpankartZ visa novos caminhos para as construções que são as de compartilhamento de conhecimento em workshops e estudos que remetem a uma nova forma de arquitetura mesclando conhecimentos ancestrais à técnicas contemporâneas, além de limpa, sustentável, prática e de menor impacto no local instalado sendo também resistentes ao vento e a chuva.
Rodrigo enxerga um futuro de possibilidades para o grupo, um deles é construção de abrigos para uso coletivo em situações extremas, por exemplo, para refugiados ou desabrigados vítimas de desastres naturais, guerras entre outros acontecimentos.
O desafio é grande e são muitas as barreiras para contornar e concluir cada objetivo do grupo mas com força, humildade e determinação a SpankartZ busca o equilíbrio entre diversão, conhecimento e trabalho para alcançar suas metas.
Fonte: